Dr. Gilberto Jacomossi – Dentista em Blumenau SC

Endodontia: "O que é tratamento de canal e quando ele é necessário?"

O tratamento de canal, também conhecido como endodontia, é um procedimento odontológico que tem como objetivo salvar um dente que sofreu danos na polpa dentária, tecido que fica na parte interna do dente, responsável pela nutrição e sensibilidade. Esse dano pode ser causado por cáries profundas, traumas, fraturas dentárias, entre outros.

O tratamento de canal consiste na remoção da polpa dentária, que foi afetada pelo dano, e na limpeza e desinfecção do canal radicular. Depois disso, o canal é preenchido com um material obturador, para impedir que haja infecções ou inflamações futuras.

Esse procedimento é necessário quando a polpa dentária é danificada a ponto de causar dor, sensibilidade ou até mesmo infecções, que podem afetar a raiz do dente e os tecidos ao seu redor, podendo até mesmo levar à perda do dente. Alguns sinais de que pode ser necessário realizar um tratamento de canal incluem dor ao mastigar ou pressionar o dente, sensibilidade ao frio ou ao calor e bolinhas purulentas na gengiva acima do dente afetado.

É importante ressaltar que o tratamento de canal não é um procedimento doloroso, como muitas pessoas imaginam. Na verdade, ele é realizado sob anestesia local e é possível que o paciente sinta apenas um leve desconforto nos dias seguintes ao procedimento. Além disso, a técnica utilizada pelos dentistas hoje em dia é bastante avançada, o que garante maior precisão e eficácia no tratamento.

Caso você esteja com algum sintoma que possa indicar a necessidade de um tratamento de canal, é fundamental procurar um dentista o mais rápido possível. Quanto mais cedo for detectado o problema, maiores serão as chances de sucesso do tratamento e menor será o desconforto sentido pelo paciente. Não deixe de cuidar da sua saúde bucal e consulte regularmente o seu dentista de confiança.