Dr. Gilberto Jacomossi – Dentista em Blumenau SC

Clareamento dental

O clareamento dental é um dos procedimentos mais procurados na odontologia estética, já que pode melhorar significativamente a aparência do sorriso. O processo de clareamento é feito através da aplicação de um agente clareador nos dentes, que remove as manchas e os pigmentos que causam o escurecimento.

Existem duas formas de realizar o clareamento dental: o clareamento caseiro e o clareamento de consultório. No caso do clareamento caseiro, o dentista faz uma moldagem dos dentes do paciente e confecciona uma placa personalizada, que será usada para a aplicação do agente clareador. O paciente deve aplicar o produto na placa e usá-la durante algumas horas por dia, durante um período de até cinco semanas.

Já no clareamento de consultório, o dentista aplica o agente clareador diretamente nos dentes do paciente. O procedimento leva em média 45 minutos e são necessárias até 3 sessões para alcançar o resultado desejado.

Há um mito popular de que o consumo de certas bebidas e alimentos, como café, chá, vinho tinto e refrigerantes, pode manchar permanentemente os dentes. No entanto, essa ideia não está correta. Esses alimentos e bebidas podem sim, causar manchas na superfície dos dentes, mas apenas na parte extrínseca, ou seja, na camada mais externa do dente.

Isso significa que mesmo após o clareamento dental, é possível consumir esses alimentos e bebidas, desde que a higiene bucal adequada seja mantida. Escovar os dentes com frequência e utilizar fio dental regularmente ajuda a remover as manchas superficiais dos dentes e a prevenir a acumulação de placa bacteriana, que pode levar a cáries e outras doenças bucais.

Com o clareamento dental, é possível melhorar significativamente a aparência do sorriso, aumentando a autoestima e a confiança do paciente. No entanto, é importante lembrar que o clareamento dental deve ser feito apenas por profissionais capacitados, para garantir a segurança e eficácia do procedimento.